Atividade 3.3 - Proinfo
Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
PLANO DE AULA – “Os cinco sentidos”
MATERNAL – A
Emei. Profº Neuze Baptista
Justificativa:
Os cinco sentidos nos proporcionam a percepção de tudo o que nos rodeia, e é na Educação Infantil que podemos dar às crianças a identificação dos nossos cinco sentidos: audição, visão, olfato, paladar e tato; e propô-las experiências e sensações que muitas vezes passam despercebidas.
A Audição permite-nos captar os diversos tipos de sons oriundos do nosso ambiente; através da visão podemos distinguir cores, objetos, formas, pessoas, paisagens, etc.; o Olfato é o sentido que nos permite sentir e reconhecer os diferentes odores; com o Paladar podemos perceber os diferentes sabores: doce, salgado, azedo, amargo e; por meio do Tato, podemos pegar objetos, alimentos, líquidos e sentir a textura, a temperatura, etc.
Objetivos Gerais:
-Conhecer os cinco sentidos;
-Explorar os cinco sentidos;
-Compreender a importância dos sentidos;
-Estimular a interação e a integração em sala de aula.
Conteúdos:
-Descobrindo os cinco sentidos e as sensações;
-Partes do corpo humano.
Estratégias:
-Rodas de conversa;
-Caixa conjunto de esquema corporal;
-Brincadeiras de roda e músicas enfatizando através de gestos, as partes do corpo;
-Massa de modelar;
-Cantinho das sensações;
-Cabra-cega;
-Caixa Mágica;
-Pintura com guache, colagens e dobraduras;
-Observações de perto, de longe;
-Preparo e degustação da salada de frutas.
Público Alvo: crianças de 3 anos de idade.
Duração: 15 dias.
Recursos utilizados: CDs, DVD, Câmera Digital; Revistas e Livros.
Produto Final:
-Exposição dos trabalhos;
-Entrega do livro “Os Cinco Sentidos”, confeccionado pelas crianças.
Eixos a serem trabalhados:
Movimento, Música, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade, Identidade e Autonomia, Matemática e Artes Visuais.
Avaliação:
A avaliação foi feita de acordo com a observação e registros constantes sobre o interesse, desempenho e progresso das crianças. Foi notório o interesse e a participação das crianças durante as atividades propostas; e a descoberta por parte delas de novos conceitos, de novos sabores, cores, texturas, sons. Enfim, as crianças apoderaram-se de novos saberes e conhecimento de mundo, fator essencial para a faixa etária trabalhada. Sucesso este, devido a interação entre professor e aluno favorecendo a troca de experiências e participação das crianças nas atividades.
Bibliografia:
-Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil;
-Camilão, o comilão, Ana Maria Machado;
-Coleção Liga dos Vegetais;
-Coleção Quem canta seus males espanta.
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